Pout pourri de slides

Pout pourri de slides
Link para minha galeria no Flickr
"Eu tinha uma apresentação vital para fazer em minha carreira, mas o material que havia preparado estava muito aquém do desejado. O bom-gosto e a experiência da Manuela Loddo me ajudaram a garantir o emprego e mudar de vida. Até a insegurança na hora da apresentação fica menor quando se tem um material sensacional para projetar."
Prof. Dr. Eduardo Bessa
Universidade de Brasília
"A gente é suspeito por fazer propaganda em família. Mas a Manu tem me ajudado muito com as apresentações que faço no trabalho. Desde a estruturação dos assuntos até a organização visual. Uma boa apresentação facilita o apresentador e prende a atenção do público. Sempre recebo elogios pois todos acompanham com facilidade as apresentações. Obrigada, Manu!!!"
Carolina Loddo
Data Processing Engineer - EUMETSAT

Postagem em destaque

Quer melhorar suas apresentações? Fale comigo!

Resolvi oferecer o serviço a você, que anda levemente desconfiado de que tem gente dormindo durante suas apresentações. Viram os depoimen...

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Mais sobre fontes

Uma amiga, a Pac, que também é leitora deste blog, me fez umas perguntas sobre fontes a partir da postagem anterior. Ela perguntou se as bibliotecas de fontes editáveis ou abertas são as mesmas para Microsoft ou Apple. Na verdade, fonte tem direito autoral igualzinho a imagem. Mas eles têm um jeito meio específico de denominar a permissão de uso. E tem ainda aquelas que são melhores para saída gráfica de impressão, as postscript, e as demais do mundo virtual. Fiz uma pesquisa rápida e descobri muitas coisas bacanas, cujos compartilho a seguir.

Este primeiro eu tirei de um site de design:

"Se você lida frequentemente com fontes já viu pelo menos dois desses termos… Mas que danado são fontes TrueType, OpenType e Postscript?

As fontes TrueType são mais comuns, sendo a maioria das fontes gratuitas ou mais baratas. Foram criadas nos anos 80 pela Apple e posteriormente implementadas no windows 3.1 pela microsoft. Podem ter seu fator de escala definido para qualquer tamanho, são legíveis em vários tamanhos e é possível envia-las para qualquer dispositivo de saída. São recomendadas quando é preciso uma fonte leve, mas que imprima bem e tenha uma boa qualidade em monitores; sua extensão é “.ttf”.

O formato OpenType foi desenvolvido pela microsoft em 1994 baseado no TrueType. Primeiramente foi chamado de TrueType Open, nome este que foi alterado para o atual após a entrada da Adobeno projeto, incorporando tecnologias próprias do PostScript Type 1. O OpenType tem as mesmas características de seu antecessor e mais algumas vantagens; ele pode incorporar uma extensão maior do conjunto de caracteres, dá suporte a várias linguagens num só arquivo e possibilita tratamentos tipográficos complexos de algumas linguagens, como ligaduras entre caracteres. É recomendado quando é necessário abranger um certo idioma e uma tipografia mais detalhada; sua extensão é “.otf”.

As chamadas PostScript foram as primeiras a surgir pelas mãos da Adobe. Com o intuito de serem usadas para imprimir documentos complexos em impressoras digitais, atualmente são suportadas por quase todas as impressoras laser, tendo uma ótima qualidade e sendo bem harmoniosas. São recomendadas para impressões de alta qualidade, como revistas e publicações. As fontes PostScript para windows são formadas por 4 arquivos com as seguintes extensões: “.afm”, “.pfb”, “.pfm” e “.inf”."

Aqui tem uma lista de todos os formatos digitais de fontes tipográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_formatos_de_ficheiros_de_fontes

Achei este blog com uma relação exaustiva de sites só de fontes, com descrição e características:
http://forum.baboo.com.br/index.php?/topic/83584-rela%C3%A7%C3%A3o-de-sites-de-fontes/

Boa forma de escolher o tipo de fonte (site da Microsoft)
"Qual é a diferença entre fontes TrueType, PostScript e OpenType?

As fontes TrueType podem ter seu fator de escala definido para qualquer tamanho e são legíveis em todos os tamanhos. Podem ser enviadas para qualquer impressora ou outro dispositivo de saída compatível com o Windows. Fontes OpenType são baseadas em fontes do tipo TrueType, mas incorporam uma extensão maior do conjunto básico de caracteres, como letras maiúsculas pequenas, numerais em estilo antigo e formas mais detalhadas, como glifos e ligaturas. As fontes OpenType também podem ter seu fator de escala definido para qualquer tamanho, são nítidas e legíveis em todos os tamanhos e podem ser enviadas a qualquer impressora ou outro dispositivo de saída compatível com o Windows.
As fontes PostScript são suaves, detalhadas e de alta qualidade. São usadas com frequência para impressão, principalmente para impressão de alta qualidade usada em livros ou revistas.
Qual o melhor formato para mim?

Depende. Se você precisa de uma fonte que imprima bem e seja fácil de ler na tela, experimente usar uma fonte TrueType. Se precisa de um conjunto de caracteres para abranger um certo idioma e uma tipografia mais detalhada, use uma fonte OpenType. Para imprimir publicações de alta qualidade como revistas ou para impressão comercial, uma fonte PostScript é uma boa opção. Para mais informações, consulte Fontes: perguntas frequentes."
Agora, se você for na sua biblioteca de fontes, em arquivos de programas, vai ter uma lista com a possibilidade de exibir somente as editáveis, as com licença restrita etc, veja na tela. É na direita (incorporação de fontes). Clicando o título da coluna, você abre opções de exibição (se só quiser as editáveis, ou as instaláveis e o tipo de licença). O tipo, se é open type ou true type, você vê quando exibe o tipo de fonte.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário